Fanzines, resistimos! 2021

Vinde e divulguemos dois fanzines, resultados de 2 minicursos realizados no início de 2021 e ministrados pelo Prof. Atilio Bergamini (UFC), de modo virtual, durante a pandemia do coronavírus. Foi uma honra, uma alegria e uma emoção enorme. Os poemas, narrativas, imagens e o amor ao conhecimento tão aí, em várias manifestações das turmas. Um grande salve ao Prof. Atilio pela iniciativa e pelas provocações e um abraço grato em toda a turma, pela força compartilhada. 

1. O fanzine “Sycorax” vem das leituras de “Calibã e a bruxa”, de Silvia Federici, e da peça “A tempestade”, de Shakespeare. Quem é Sycorax, quem somos, mulheres? Perguntamo-nos.

2. O fanzine “Palavras que nos vieram escutando: os discursos hereamuu do xamã yanomami” vem da emoção e da responsabilidade da leitura de “A queda do céu”, de Davi Kopenawa e Bruce Albert. O que está acontecendo com a vida e com as palavras, como chegamos, como podemos? Também nos debatemos.

Suene Honorato nos lembra: “N’oré îukaî xûéne!”, “Não nos matarão!”.

Desejo que a leitura dos fanzines possa recordar carinhosamente em nós a importância da poesia e dos laços. E da emoção, imprescindível. Que lutamos.

Obs.: Você pode divulgar os textos como quiser, desde que cite a fonte e não os use para obter lucro.